drogas
Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores das Escolas Públicas
PAULYNNE KARLA BARBOSA NUNES SOARES
VIDA SEM DROGAS – ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS
SÃO MATEUS – ES
2013
INTRODUÇÃO
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
É muito comum o jovem ter contato com algum tipo de droga. Mas há uma grande diferença entre o ato de experimentar e a necessidade de continuar. A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso. Falar sobre drogas, porém, não basta, dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade pelo uso. É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo.
Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto.
Enganam-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Essa noção foi à matriz do Projeto que está sendo desenvolvido pela Escola.
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da