Drogas
No mundo de hoje, é tão comum ver na mídia notícias sobre drogas, que mesmo já se tornou um tema que sugere debates e discussões.
Droga é toda substância que tem a capacidade de alterar o funcionamento de organismo. Elas podem ser naturais ou sintéticas. Cada tipo de droga apresenta efeitos distintos.
As drogas compõem um grupo amplo e diversificado de espécies; podemos dividi-lo em dois grandes subgrupos: o de drogas lícitas e drogas ilícitas.
Drogas lícitas são as espécies que são permitidas por lei e sua comercialização é praticamente livre. Dentre as várias, podemos destacar o álcool, o cigarro e alguns medicamentos específicos. Já as drogas ilícitas são proibidas por lei e sua comercialização é proibida pela justiça e elas são capazes de causar forte dependência. Deste grupo salientamos as mais conhecidas, como o crack, a maconha, a cocaína, etc.
Além desses dois grandes grupos, existem também as que causam dependência, mas que são vendidas livremente para outros fins, como a cola de sapateiro e o “tini”.
Os efeitos são variados; algumas podem causar efeito estimulante, ocasionando um aumento da adrenalina e dos batimentos cardíacos; e ainda existem outras, que provocam o comprometimento das funções do organismo.
As drogas em nada contribuem para o crescimento e desenvolvimento das pessoas enquanto seres humanos. Além dos danos à saúde, existem os danos causados à vida social, emocional e familiar do indivíduo. Em muitos casos, a condição social influi e contribui para o uso ou não de entorpecentes. Muitas vezes, são usadas como método de fuga da realidade enfrentada por essas pessoas.
O uso indiscriminado desse tipo de substâncias sempre estará em evidência em todas as esferas da sociedade. Esse problema é muito maior do que a maioria das pessoas supõe, e não será solucionado sem a conscientização acerca da importância e da gravidade dessa situação, pois ninguém está imune a esse mal, uma vez que as pessoas não escolhem pessoas, não