Revestimento com argamassa
CAPÍTULO IV:
REVESTIMENTOS - Acabamentos Argamassados
Os
revestimentos têm como finalidades principais: a proteção contra as intempéries, a regularização dos parâmetros, o aumento da resistência ao choque, a melhoria das qualidades acústicas, térmicas, de impermeabilização e de higiene, além de conferir beleza arquitetônica
Em relação às argamassas, elas podem ser classificadas de acordo com a sua funçãoi.
a) Argamassa de aderência (chapisco)
Tem como finalidade aumentar a rugosidade, isto é, aumentar as condições de aspereza em superfícies muito lisas, de modo que a argamassa prevista para revestir as referidas superfícies encontre melhores condições de aderência. É, algumas vezes, utilizado como revestimento de acabamento, recebendo brita 1 ou seixos rolados em sua composição.
Costuma-se projetá-lo através de uma peneira de malha fina para conseguir acabamento homogêneo. b) Argamassa de junta (rejuntamento)
Esta argamassa tem como finalidade unir elementos, conforme fora citado no item 4.4 desta apostila.
c) Argamassa de regularização (emboço)
Esta argamassa tem como finalidade uniformizar superfícies regularizando o prumo e o alinhamento. Deve evitar a penetração de água sem impedir a ação capilar, que transporta a umidade do interior para o exterior dos paramentos. Compõe-se normalmente de cimento, areia e saibro.
d) Argamassa de acabamento (reboco)
Esta argamassa tem por finalidade servir de acabamento ou de suporte para a pintura, devendo ser perfeitamente regular, com pouca porosidade. Sua espessura não deve ser superior a 5mm.
As superfícies das paredes a revestir deverão ser limpas antes de qualquer revestimento para tirar o pó da obra.
ACABAMENTOS ARGAMASSADOS
Os revestimentos em argamassa serão constituídos no mínimo de duas camadas superpostas, contínuas e uniformes. São diversos os tipos de revestimentos utilizados para
CAPÍTULO IV: