Revestimentos Fixados com Argamassa
* Cerâmicas
- Rústicas: espessura irregular, medidas irregulares.
As rústicas imitam pedras ou mantém em sua composição irregularidades na espessura.
- Naturais: textura – polido, acetinado, fosco, antiderrapante. borda – rústica, bold, retificada.
As cerâmicas naturais são classificadas de acordo com a sua superfície. As bordas bold e retificada tem diferenças de aparência, não de qualidade. A borda bold é arredondada e as bordas retificadas permitem juntas de 2mm e dão cara de ambiente mais moderno. Podem ser classificadas em A, B e comercial e todas essas informações devem contar no envelope em que a cerâmica é entregue.
- Pastilhas: telada, colada.
As pastilhas são coladas em uma tela na parte posterior que facilita a execução ou são coladas no papelão. As pastilhas teladas são mais utilizadas em ambientes internos devido ao rigor com a questão das juntas.
- Classificação quanto à resistência: PEI – I, II, III, IV, industrial.
Uma especificação correta começa com o uso que o revestimento terá (um piso de shopping é diferente de um piso de residência). A classificação quanto à resistência consiste nos critérios técnicos necessários na hora da especificação. Quanto maior o PEI, maior a resistência à abrasão. O PEI I pode ser utilizado em uma parede de banheiro pouco utilizada. O PEI industrial é utilizado em ambientes onde há maior risco de dano ao revestimento.
- Base: massa única (porcelanatos), base recozida, base cozida. A cerâmica é uma base de barro e sobre ela é aplicado um esmalte que é cristalizado quando o material entra no forno, fechando os poros e evitando a absorção de umidade. Uma cerâmica de qualidade é aquela que é recozida. Quando a base é cozida, o barro, como é hidroscópico, provoca sucção e, quando o ambiente é lavado, ocorrem manchas na parede.
-Juntas: em mm – afastadores – limpeza.
Com o advento das juntas retificadas, as juntas foram ficando menores.