Argamassa de Revestimento
Estruturas de Concreto – Estudos de casos brasileiros
Helena CARASEK
Escola de Engenharia
Civil/ Universidade
Federal de Goiás
Brasil
hcarasek@eec.ufg.br hcarasek@gmail.com Oswaldo CASCUDO
Escola de Engenharia
Civil/ Universidade
Federal de Goiás
Brasil
ocascudo@eec.ufg.br ocascudo@cultura.com.br Resumo: O presente trabalho aborda estudos de casos práticos ocorridos em nove obras no Brasil, onde os revestimentos de argamassa aplicados sobre estruturas de concreto armado e protendido apresentaram manifestações patológicas. O problema principal detectado nestas obras foi o descolamento, geralmente acompanhado de fissuração, dos revestimentos de argamassa. Então, com base em inspeções, questionários aplicados e ensaios realizados, apresenta-se a sintomatologia típica, além do diagnóstico detalhado dos casos estudados. São discutidos também aspectos teóricos, com base na literatura nacional e internacional, visando explicar detalhadamente o mecanismo do descolamento.
Palavras–chave: Argamassa, Revestimento, Patologia, Descolamento, Estrutura de
Concreto.
1. INTRODUÇÃO
Recentemente têm sido relatados vários casos no Brasil, bem como em Portugal, de manifestações patológicas de revestimentos de argamassa, tanto com argamassas convencionais, preparadas em obra, como com argamassas industrializadas. Os problemas são os mais diversos, mas dentre eles uma manifestação cada vez mais freqüente, conforme relatado recentemente por diversos autores, é o descolamento do revestimento aplicado sobre as estruturas de concreto armado e protendido, para o qual muitas vezes as causas não são ainda totalmente compreendidas [1] a [9].
Neste sentido, o trabalho proposto apresenta uma série de estudos de casos práticos ocorridos em nove obras de Brasília – DF, Brasil, onde os revestimentos de argamassa aplicados sobre estruturas de concreto armado e protendido apresentaram manifestações