Drogas
Nomes dos integrantes do Grupo:
MÁRCIA CRISTINA GAZOLLA TOMITAN
JULIANA RAMINELLI AMANCIO
ARLENE FLORENCIO
DENISE MAGALHÃES PINTO
ENILDE MARIA ESPERANDIO
GENILCE VILAGRA GIORDANO
GUILHERME AROCA
RAFAEL FERNANDO SILVA VICTOR
TEREZINHA DIAS CELESTE
MARÇO 2013
ANHUMAS
Introdução
O presente projeto visa trabalhar com o tema prevenção ao uso de drogas, pois em nosso mundo, na nossa atualidade as questões como as Drogas é um assunto presente no meio social, especialmente entre os jovens.
Na última década o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde, introduziu nos Parâmetros Curriculares Brasileiros os conteúdos chamados ‘temas transversais’. Nesses, a autonomia das escolas é incentivada, permitindo a definição da forma de abordagem, metodologia, periodicidade e disciplinas envolvidas para a implementação de cada um desses temas, ancorados na análise da realidade de seu público e demandas sócio-culturais locais. Essa diretriz propiciou a emergência de diversos projetos interdisciplinares nas escolas públicas, incluindo os referentes ao assunto ‘drogas’. (FIGUEREDO & FEFFERMAN, 2006).
Segundo o que consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais, o uso de drogas não é algo novo para a humanidade e não existem evidências de que deixará de acontecer. O consumo de diferentes drogas psicoativas no trabalho, no lazer ou em rituais de festas, como papel agregador de comunidades, é comum a todas as culturas, e o uso social e religioso de drogas prazerosas, capazes de modificar o humor, as percepções e sensações, tem sido uma constante ao longo da história humana.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) esclarece o conceito de drogas como sendo toda substância que introduzida em um organismo vivo irá modificar uma ou mais funções. Sendo assim, precisamos diferenciá-las do ponto de vista orgânico, da dependência que provocam, da