sistemas bim
Considerados uma evolução em potencial do sistema CAD, os novos sistemas BIM, pois gerenciam a informação no ciclo de vida de um empreendimento construtivo, partindo de um banco de dados integrado a modelagem 3D.
Nos sistemas CAD,toda a modelagem 2D e 3D parte do princípio de coordenadas cartesianas para desenvolver entidades gráficas, qualquer alteração (por mínima que seja) em partes do projeto, implica em alterações no projeto como um todo. Já os sistemas BIM, partem de sistemas paramétricos, ou seja, permitindo a alteração mais dinâmica e rápida refletindo em todas as pranchas do projeto.
Um programa exemplo do sistema BIM é o Revit, desenvolvido pela empresa Autodesk, oferece o recurso Worksharing, que permite vários usuários de diferentes áreas se envolverem no processo de projeto.
Outro programa utilizado é o Buzzsaw, que regulariza as regras de acesso a dados do projeto, desenvolvendo mídias de comunicação virtual, não provida pelo Revit.
Os sistemas BIM, de acordo com especialistas, são divididos em 3 gerações: o BIM 1.0,2.0e 3.0.
O BIM 1.0 é caracterizado pela substituição de projetos 2D por projetos em 3D e parametrizados, então o processo de projetar fica restrito somente aos projetistas,não envolvendo outro profissional.
O BIM 2.0 já associa o processo projetual a outros prossionais, além dos envolvidos no processo de desenvolvimento de projetos de arquitetura,instalações prediais e estruturas. Associam ao projeto também a análise do tempo e sua interferência,dados financeiros (envolvendo também preço de materiais que mais tarde vão compor o projeto em execução, entre muitos outros). Um software dessa geração exemplo disso é o Revit.
O BIM 3.0 é caracterizado pelo intercambio de informações entre os envolvidos no processo de projeto, a troca é realizada através de protocolos abertos, tais como o IFC e protocolos formulados pela empresa BuildingSmart que permitem aos usuários o desenvolvimento colaborativo de um modelo de