Drogas
•A dependência faz parte do ser humano, mas é possível evoluir para a independência e autonomia relativas. Alguns indivíduos, entretanto, não conseguem esta autonomia.
•O uso continuado de drogas altera o equilíbrio do organismo, que se adapta à presença da substância química. Os usuários tendem a aumentar as doses para manter o seu efeito. Quando a dependência atinge estágio avançado, a ausência da droga causa vários problemas ao organismo do usuário, podendo leva - lo até a morte.
•Os usuários são classificados em quatro categorias: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente.
•Os usuários são classificados em quatro categorias: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente.
•A prevenção ao abuso de drogas é de responsabilidade de todos: pais, professores, empresários, líderes comunitários, sindicatos, igrejas e autoridades.
•A prevenção deve ir além da informação. Precisa visar o bem - estar individual, familiar e social de todos,através de ações educativas abrangentes. Drogas, violência e juventude
Diariamente somos bombardeados com notícias na tv, jornais, revistas e internet, sobre o aumento da criminalidade, principalmente envolvendo jovens.
Diante dessa onda de violência desenfreada, a sociedade se pergunta sobre qual é o principal motivo?
Até pouco tempo, podíamos responder a essa pergunta apontando como principal problema a desigualdade social e a pobreza de boa parte da população, mas hoje, esses argumentos por si só não respondem ao questionamento, pois estamos diante de um mal que atinge todas as classes sociais.
A resposta a essa pergunta é um fenômeno, chamado trinômio da criminalidade, composta pelas drogas, juventude e violência. Esses fatores geram um círculo, que assola e aterroriza a sociedade.
É dever da sociedade e de cada um tentar analisar as