Drogas
Grupo Mães de Minas contra o Crack
Érika Renata - Psicóloga
O que são as drogas?
Drogas são substâncias que quando ingeridas modificam as funções do organismo. São chamadas de psicoativas por que elas atingem as funções cerebrais alterando os estados de consciência.
Também atingem outros órgãos do corpo causando dependência física e psíquica.
As drogas
As drogas podem ser naturais (obtidas de plantas e fungos) ou podem ser sintéticas
(produzidas em laboratório).
A maioria das drogas são de uso ilegal, mas existem algumas que são “legais” – cigarro, álcool e um grupo de medicamentos.
O cigarro
O cigarro é uma droga que tem como base o fumo, alcatrão e a nicotina. Mas estão presentes mais de 30 substâncias químicas em sua composição. Entre elas estão: Arsênico - Componente altamente nocivo - veneno puro e Metanol - Álcool metílico usado como combustível de foguetes e automóveis.
O cigarro
O cigarro pode causar câncer nos pulmões, na laringe, no esôfago e estômago; Pode causar insuficiência respiratória e enfisema pulmonar;
Ele atrapalha seus sentidos como o paladar e o olfato;
E seu uso limita suas relações sociais e familiares.
O Álcool
O
álcool é produzido pela fermentação de açúcares contidos em frutas, grãos e em caules (como na cana-de-açúcar). As bebidas alcoólicas são classificadas em: fermentadas, destiladas e compostas.
O álcool causa dependência física e psíquica.
O Álcool
Causador de males como cirrose hepática e câncer do fígado, o álcool também gera transtornos psiquiátrico como psicoses e delirium tremens.
Além de trazer um grande comprometimento emocional, físico, financeiro e familiar.
Anfetaminas e barbitúricos – drogas lícitas
Anfetaminas são medicamentos para emagrecer que causam a supressão do apetite. Mas com o passar do tempo o organismo se torna tolerante a droga e a pessoa