DROGAS NA GRAVIDEZ
KELLEN MARQUES DA ROSA Nº 21
MARIANA SILVEIRA CASTILHOS Nº 24
NATALIE LOPES MARTINS Nº 26
THALISSA AURELIO Nº 31
DROGAS NA GRAVIDEZ
Disciplina de Seminário Integrado
Professora Andreia Valim
2º série do Ensino Médio
Turma 201
Osório
2013
Tema: Drogas na Gravidez
Justificativa: Devido ao grande número de mulheres usuárias de drogas lícitas e ilícitas durante a gravidez, encarregamo-nos de realizar pesquisas bibliográficas a fim de descobrir quais seriam os riscos para a saúde do bebê durante a gestação enquanto a mãe é usuária.
Problema: O uso de álcool, tabaco, crack e cocaína durante a gravidez pode trazer riscos para a saúde do bebê?
Objetivo Geral: Detectar alguns dos principais danos à saúde do bebê através da transmissão de substâncias químicas do álcool, tabaco, do crack e da cocaína ingeridas pela mãe durante o período da gestação.
Objetivos Específicos:
Relatar quais seriam as alterações comportamentais e psicológicas causadas em crianças expostas a essas substâncias durante o período da gestação;
Descobrir se podem ocorrer alterações no leite materno através das substâncias químicas pesquisadas;
Pesquisar quais medidas devem ser tomadas para que a saúde dos bebês não seja ainda mais comprometida pelo uso do álcool durante a gravidez.
Drogas na Gravidez
Ao engravidar pela primeira vez, surgem gradativamente na mente da mulher diversas dúvidas e preocupações com o pequeno ser em formação, por isso é necessário que haja o acompanhamento de um obstetra durante todo o período gestacional e também que sejam feitos todos os procedimentos do pré-natal corretamente. O obstetra procurará saber detalhes sobre a vida de sua paciente, como por exemplo, sobre hábitos atuais e anteriores, enfatizando o uso de medicamentos, bebidas alcoólicas e também drogas lícitas e ilícitas. Como se sabe, esses hábitos causam diversos problemas na