Gravidez na adolescencia / drogas
Consequências:
• Hipertensão gestacional, anemia, prematuridade e baixo peso ao nascer do bebê;
• escolaridade baixa abandono do trabalho;
• processo incompleto de crescimento e desenvolvimento para ser
• bacia não totalmente formada, comportamento emocional descontrolado;
• aborto.
Efeitos:
A adolescente perde sua infância para sempre.
O bebê nascer prematuro que traz consigo diversas complicações médicas para o recém-nascido, como: dificuldade de respirar, problemas de digestão, transtornos mentais, baixo peso...
A mãe pode contrair a pressão arterial elevada, acumulação de proteínas extras na urina que causam inchaços em partes do corpo dela, e isso afeta no desenvolvimento do bebê dentro do útero.
As causas mais prováveis para a gravidez em adolescentes são: atividade sexual precoce; falta de comunicação em casa; estrutura familiar; questões psicológicas; maior exposição à banalização sexual; influência de amigos e conteúdos midiáticos; falta de informação a respeito dos métodos contraceptivos; inconsequência e violência sexual,etc.
Modo de Prevenir:
Um método de não engravidar na adolescência é se cuidando, se prevenindo com diversos contraceptivos; (Espermicida, Diafragma, Camisinha, Pílulas anticoncepcionais).
A conversa entre pais e filhos para que eles não vejam os pais como ameaça ou se sintam desconfortáveis.
Ter uma discussão aberta sobre atividades sexuais e consequências.
O que leva uma pessoa a usar drogas?
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes,