Uso De Drogas Na Gravidez
Gravidez
Definição
O
bebê de mãe viciada em drogas, é aquele nascido de mãe dependente de drogas lícitas ou ilícitas, que usa a droga, ou drogas, em dosagens diversas e por períodos longos, durante a gravidez ou em alguns casos particulares três meses antes de engravidar.
Algumas drogas usadas pela mãe podem atravessar a barreira placentária e penetrar na circulação fetal, causando sérios riscos ao feto. Em alguns casos pode ocasionar aborto fetal, e em outros o bebê pode nascer com várias complicações que podem até causar risco de vida para o recém-nascido.
Algumas complicações podem ser a longo prazo.
Inicio dos Sintomas
Cocaína:
algumas horas após o nascimento, dependendo da quantidade de droga que a mãe tomou antes do parto.
Heroína: algumas horas após o nascimento até 3 a 4 dias.
Metadona: 7 a 10 dias após o nascimento, até algumas semanas de vida. A metadona é um tipo de opióide narcótico sintético de longa
Tipos de drogas e efeito nos bebes Cocaína:
A cocaína é uma das drogas ilícitas que mais causam problemas graves, tanto na gestante como no seu bebê. O uso da cocaína durante o período de gravidez, pode contribuir para várias consequências a curto e a longo prazo para a criança. Dentro do útero a cocaína atravessa a placenta e alcança o feto em desenvolvimento.
A alteração das funções dos neurônios ou conexões de neurônios podem resultar da exposição à droga durante os estágios críticos do desenvolvimento do cérebro do feto. O uso da cocaína e dependendo dessa quantidade no sangue da mãe, pode resultar em descolamento prévio da placenta. O aumento da mortalidade pré-natal em adolescentes viciadas, pode ser atribuída em grande parte, ao vicio da cocaína.
Cigarro
/ tabaco: Na gravidez, o consumo do tabaco pode trazer sérias consequências ao feto, já que ele absorve, antes mesmo de nascer, as substâncias tóxicas do cigarro através da placenta. Por causa disso, o feto pode nascer abaixo do peso e da estatura