Drogas depressoras, estimulantes e alucinógenas
Substância psicoativa (SPA): É toda e qualquer substância que o indivíduo utiliza que, por ação no sistema nervoso central, altera o humor, a consciência, a senso-percepção, a cognição e a função cerebral.
Dependência: É a necessidade física e/ou psicológica da substância psicoativa que, pelo uso continuado, leva ao hábito. A compulsão é também uma das características da dependência ( “todo dependente químico é compulsivo, mas nem todo compulsivo é dependente químico”).
Tolerância: É expressa pela necessidade de doses cada vez maiores de uma substância para atingir o efeito desejado.
Síndrome de abstinência: O indivíduo começa a apresentar sintomas fisiológicos (ex: tremores, agitação, etc) com a interrupção ou redução abrupta da substância psicoativa).
Overdose: É o termo utilizado para se referir ao consumo de determinadas drogas ou medicamentos maior do que o corpo é capaz de metabolizar. Podendo ser provocada ou acidental. O acúmulo destas substâncias no organismo causa um quadro de intoxicação, desencadeando em morte em um número considerável de casos.
As drogas são classificadas em 3 grupos: (Depressoras, Estimulantes, Pertubadoras ou Alucinógenas)
• Depressoras: Inibem ou retardam a atividade do S.N.C., produzindo relaxamento, sedação, tranquilidade, desinibição. Ex: Álcool, tranquilizantes, inalantes, etc. • Estimulantes: Aceleram o S.N.C., produzindo um constante estado de alerta exagerado, insônia, hiperatividade, falta de apetite. Ex: Cocaína, crack, anfetaminas, nicotina, etc. • Pertubadoras ou alucinógenas: Provocam alterações no S.N.C., provocando fenômenos psíquicos anormais, alucinações, delírios e ilusões. Ex: Maconha (Cannabis Sativa), Ecstasy, etc.
Algumas drogas:
ESTERÓIDES ANABOLIZANTES: Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos