Atuação das drogas no snc
* Introdução
As drogas que atuam sobre o sistema nervoso central são as chamadas "psicotrópicas". Este termo é composto de duas partes: - psico - que significa o nosso psiquismo (o que sentimos, pensamos e fazemos); - trópico - que se relaciona ao termo tropismo, ou seja, "ter atração por".
Drogas psicotrópicas são, portanto, aquelas que atuam sobre o nosso cérebro, alterando nossa maneira de pensar, agir ou sentir.
* Drogas depressoras
As drogas depressoras diminuem a atividade cerebral, ou seja, deprimem seu funcionamento e, por essa razão, são chamadas de “depressoras da atividade do SNC’’. A pessoa que faz uso desse tipo de droga fica "desligada" do mundo. São exemplos dessas drogas:
- O álcool;
- Os soníferos;
- Os ansiolíticos;
- Os opiáceos ou narcóticos;
- Os inalantes ou solventes.
* Drogas estimulantes
As drogas estimulantes aumentam a atividade do cérebro e recebem o nome técnico de "estimulantes da atividade do SNC". O usuário fica bem "elétrico", assim alterando o seu comportamento. Entre essas drogas, podemos citar:
- A cocaína;
- O crack;
- A nicotina (presente no cigarro);
- A cafeína;
- As anfetaminas.
* Drogas perturbadoras
As drogas perturbadoras, também conhecidas como alucinógenas, fazem com que o SNC passe a funcionar fora de seu normal, ou seja, a pessoa fica com a mente perturbada. Por essa razão, esse terceiro grupo de drogas recebe o nome técnico de "perturbadoras da atividade do SNC". Grande parte dessas drogas alucinógenas