Droga
Este trabalho é uma forma de homenagear os funcionários da instituição e a coragem dos utentes por procurarem a Arrimo.
E ao Senhor Carlos, pai do meu namorado, toxicodependente, que combate diariamente contra o vício no seu corpo.
Agradecimentos
A realização deste trabalho só foi possível graças ao apoio, motivação, generosidade e disponibilidade de várias pessoas. Assim quero expressar o meu profundo agradecimento, particularmente: aos meus queridos pais e irmão, que foram os pilares nesta viagem; ao namorado, pelo incentivo e apoio incondicional nos bons e maus momentos; aos docentes do Instituto de Serviço Social do Porto, por tudo o que me ensinaram, pelo apoio, pela disponibilidade e pela confiança, especialmente a Doutora Luísa Costa Pinto; a instituição Arrimo, especialmente os utentes e técnicas do projeto Âncora, pela sua colaboração e permissão para realizar este trabalho; ao júri pela segunda oportunidade de melhorar o meu relatório de estágio. A todos um grande Muito Obrigado!
Resumo
Aaaaa
Palavras Chave: AAAA
Índice
Índice das imagens
A
Índice das tabelas
PENSO QUE NUM TRABALHO SOBRE A DROGA TEM QUE HAVER TABELAS
Siglas
SICAD – Serviços de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências
1. Introdução
Neste relatório vou abordar a problemática da toxicodependência, que é uma dependência socialmente relevante, afeta a sociedade portuguesa já algumas décadas e tem vindo a crescer rapidamente e segundo dados do SICAD, o total de toxicodependentes em tratamento chegou aos 38.900.
O relatório que se segue tem como finalidade dar a conhecer a experiência vivida num estágio curricular que incidiu num projeto de Redução de Riscos e Minimização de Danos, que se chama Âncora. Está situado na Póvoa do Varzim e é um dos projetos da instituição Arrimo.
Este estágio teve vários objetivos, nomeadamente: observar as consequências da droga no