Drenagem agricola
CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
ADELSON JUNIOR CALDEIRA LIMA
MAGDIEL MATOS BENEDITO
LUIZ FERNADO HOSTH
JOYCE DA FONSECA
DRENAGEM AGRÍCOLA: MÉTODOS E SISTEMAS
COLATINA
2013
ADELSON JUNIOR CALDEIRA LIMA
MAGDIEL MATOS BENEDITO
LUIZ FERNADO HOSTH
JOYCE DA FONSECA
DRENAGEM AGRÍCOLA: MÉTODOS E SISTEMAS
Trabalho apresentado à componente curricular de Irrigação do Curso de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para avaliação.
Prof . Robson Prucoli
Colatina
2013
Sumário
1 INTRODUÇÃO
A drenagem consiste na remoção do excesso de água e sais do solo, com a finalidade de criar condições de boa aeração e de controle da salinidade que favoreçam o crescimento e o desenvolvimento das culturas e que preservam as características físicas, químicas e biológicas do solo.
Em regiões úmidas, a remoção do excesso de água tem por objetivo a criação de condições adequadas para o manejo e o desenvolvimento das culturas.
Em regiões áridas e semi-áridas, a drenagem viabiliza o controle da salinidade, pela retirada do excesso de sais para os drenos, juntamente com a água, impedindo que esta se acumule na zona radicular. Em caso de irrigação com elevadas perdas por percolação, a implantação de sistemas de drenagens é importante, a fim de evitar a ascensão do lençol freático e a conseqüente salinização do solo.
2 PROBLEMAS DE DRENAGEM
A drenagem pode ser natural ou artificial, sendo necessária quando a natural não é suficiente para escoar o excesso de água que atinge a área. Ela tem como principal objetivo a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento das plantas, preservando as propriedades físicas e químicas do solo.
Os dois principais problemas relacionados à