drenagem agricola
Em regiões áridas e semi-áridas, os problemas de drenagem são geralmente ocasionados por manejo inadequado das irrigações, com aplicação de lâminas excessivas de água que provocam a elevação do nível do lençol freático e o acúmulo de sais na camada de solo explorada pelo sistema radicular da cultura. Neste caso, a drenagem artificial é indicada para controlar o nível do lençol freático, bem como possibilitar a lixiviação dos sais trazidos nas águas de irrigação, a fim de evitar a salinização do solo, ou seja, nessas regiões, sistemas de drenagem e irrigação podem ser usados conjuntamente para recuperar áreas salinizadas através de práticas adequadas, efetuando a sua reincorporação ao processo produtivo.
2) Qual a relação entre a profundidade do lençol freático e a profundidade do sistema radicular da cultura?
De acordo com WILLIAMSON & KRIZ (1970), as máximas produtividades das culturas estão associadas a uma profundidade ótima do lençol freático, e tal profundidade ótima depende do tipo de solo, tipo de cultura, clima e irrigação. Desta forma, é necessário que se estabeleça e se mantenha um ótimo equilíbrio da relação água – oxigênio - sais na zona radicular, visando oferecer condições ideais de sobrevivência para as culturas.
Por exemplo, locais onde o lençol freático se encontra próximo à superfície, as plantas apresentam sistema radicular raso e pouco desenvolvido, ficando mais vulneráveis ao déficit hídrico durante períodos de estiagem e mais susceptíveis a problemas de tombamento pela ação dos ventos. Além disso, o excesso de água no solo causa pouco arejamento, reduzindo indiretamente a absorção de água, em virtude da diminuição do tamanho do sistema radicular.
3) Conceitue porosidade drenável relacionando-a com a elevação do lençol freático.
Porosidade drenável é o volume de poros drenados por unidade de volume de um solo previamente saturado,