o que sao drenos agricolas?
CURSO DE AGRONOMIA
QUESTÕES DE PROJETO INTEGRADOR DE IRRIGAÇÃO SOBRE DRENOS
AGRÍCOLAS
CAMPO MOURÃO - PR
2014
O que são drenos agrícolas?
É o processo de remoção do excesso de água dos solos, de modo que lhe dê condições de aeração, percolação, estruturação e resistência, a fim de torná-los viáveis à exploração agrícola. Drenos superficiais de áreas altas, transbordamentos de rios, sub-pressões artesianas, excessos de água de irrigações e infiltrações provenientes de canais, mantendo o solo em condições adequadas de aeração para as culturas ali instaladas. Um diagnóstico bem efetuado, mostrará se o solo apresenta drenagem natural eficiente, ou se há necessidade da realização de drenagem artificial em complemento à drenagem natural do solo.
Quais os tipos de drenagem?
Na irrigação são utilizados três tipos de drenagem, a superficial, a subterrânea e a subdrenagem. A drenagem superficial visa remover a água acumulado sobre o solo enquanto a drenagem subterrânea tem por objetivo remover o excesso de agua do interior do solo.
Na drenagem superficial pode ser feita por meio de sistemas dos
tipos natural, em camalhão, interceptor, drenos rasos e paralelos. A drenagem subterrânea ou subdrenagem também conhecida como drenagem do solo, consiste em remover o excesso de agua da camada superficial do solo, onde se desenvolve as raízes das plantas por meio de rebaixamento do lençol freático.
Qual a distância entre os drenos?
As distâncias entre drenos são obtidas a partir da determinação da posição do lençol freático diretamente no campo, em seguida ocorre a medida de dois drenos paralelos, normalmente o espaçamento entre drenos deverá ser igual ou o dobro da distância entre o poço e a vala.
Quando se deve utilizar drenos?
Quando ocorrer um excesso de agua e sais minerais no solo, quando a aeração estiver
baixa,
quando
as
plantas
estiveram
com
problemas
no