doze lições sobre a historia-antoine prost
Prova de Ver. Francesa 12656443 A França era um país com a monarquia absolutista, ou seja, o rei governa tanto a economia, política, religião, justiça, com uma sociedade hierarquizada: o clero, depois a nobreza e em terceiro lugar os trabalhadores, e a burguesia que sustentava toda a sociedade com seu trabalho e pagando altos impostos.
Com a situação lastimável de pobreza e descaso, o povo decide tomar o poder sendo influenciado pelo iluminismo com os lemas, liberdade, igualdade, fraternidade. Inicia-se com a queda da bastilha e em 1789 há uma Assembléia Constituinte que promulga a Declaração dos Direitos dos Homens e do Cidadão: esse documento continha ideais burgueses e consolidava a monarquia constitucional :
-Igualdade entre todos os indivíduos
-Não interferência do estado na vida econômica
-liberdade de crença religiosa
- o estado é dividido em executivo, judiciário, legislativo.
O rei que tenta conspirar contra a revolução e se aliar a forças estrangeiras e reconhecidas na fronteira e preso, o exercito austro prussiano invadem o pais, mas são derrotados pelos revolucionários.
Com a vitoria é feita uma nova constituição para a frança, sendo que as principais forças dos Pais são:
Os Girondinos, jacobinos, a planície.
Luis XVI é condenado a guilhotina, que provoca uma comoção entre alguns grupos : como os contra revolucionários, e forças estrangeiras e para evitar tais revoltas os jacobinos criam órgãos de defesa da revolução que prendiam, vigiavam, e mandava para a guilhotina, quem fosse contra o governo, matando cerca de 40 mil pessoas.
Com isso instalou uma verdadeira ditadura com a liderança de Robespierre, contra isso os girondinos e o grupo das planícies uniram se contra o governo e Robespierre é preso em 27 de julho.
Então a