Que Hist Ria Essa
Porque estudamos História na educação básica
Com certeza alguns professores de História já ouviram de seus alunos que essa disciplina é “chata” e que “para passar de ano só recorrendo ao velho método da ‘decoreba’” (ou seja, da memorização). Mas, será que antes de recriminar essa visão que os estudantes têm sobre o ensino da História, os professores não deveriam junto com seus alunos e com a comunidade escolar, refletir a cerca das razões pelas quais essa Ciência se faz importante na educação básica?
Nossa proposta é fazer os leitores compreenderem a importância dessa disciplina e como poderíamos responder questões tão comuns quando se trata dessa relação que existe entre História-Escola: por que existe História na escola? O que um professor de História ensina em sua sala de aula? Que História os professores têm contado às crianças e adolescentes? Foi tentando responder a essas e outras perguntas que nos debruçamos sobre o estudo da disciplina de História no currículo escolar. Ao final, percebemos o quanto essa disciplina nos pode ajudar a interpretar a nossa realidade e até mesmo reescrever o presente e o futuro.
História da disciplina de História
Antes de entendermos o porquê de estudarmos história na escola, precisamos compreender como essa ciência se configurou tal qual disciplina escolar e quais foram os contextos sociais que estiveram diretamente relacionados a esse processo de estruturação. A compreensão desse contexto histórico se faz essencial pelos seguintes motivos: (1) a História é constantemente reescrita, (2) o ofício do historiador se transforma dentro do contexto espaço-tempo em que ele atua e por fim, (3) todas essas transformações, afetam diretamente o ensino da História, visto que ela enquanto ciência é transitória, assim como também é transitória a sua escrita.
Essa característica de constante transição da historia faz com que os interesses da cada geração sejam refletidos na sua própria história. Foi durante o século XIX,