Doxa e Episteme
O Doxa é aquilo que a gente vê, o que dizem, é uma opinião, não tem provas ciêntíficas, não pode ser provado, é o conhecimento popular, não a realidade, é a crença, a suposição e as imagens. Um exemplo: a existência de divinidades, muitas pessoas acreditam, porém, não pode ser provado, não é ciêntífico.
Episteme
O episteme tem base no conhecimento, ao contrário do doxa, o episteme é um conhecimento especial, marcado por critérios rigorosos e válidos, para ser mais clara, o episteme é a ciência, o que pode ser provado e demonstrado, é a realidade, a inteligência. Um exemplo: a física, a matemática, a química e a biologia fazem parte do episteme, é aquilo que pode ser estudado e provado, que tem base ciêntífica.
-----------------------------------------------------
1. No mito da caverna, Platão dizia que os prisioneiros da caverna vêem apenas as sombras, o que é a ilusão, e quando os prisioneiros conseguem se libertar, eles vêem que aquilo não é verdade, e a partir daí eles vêem a realidade, o mundo real. É o que acontece com a gente, estamos presos a um "sistema" que nos limita da realidade, impedindo o uso da nossa razão plena. O conhecimento correspondente a esse estágio é o doxa.
2. Diálogo, sabedoria e maiêutica.
3. O sol seria a porta para o mundo das ideias onde os prisioneiros se libertariam da caverna, o mundo da ilusão (doxa) e partiriam para conhecer o novo e real, buscar aquilo que é verdadeiro (episteme).
4. Sócrates assim como o prisioneiro que fugiu da caverna, tenta convencer os demais que estão errados e mostrá-los a realidade, e também, assumir seus erros, Sócrates foi odiado por grande parte de Atenas, por tentar corrigir pessoas que achavam estar