Downsizing Apostila
Downsizing nada mais é do que corte de funcionários, redução de níveis hierárquicos. O que entendemos disto, é que no downsizing mandava-se os funcionários embora, e os que ficavam tinham que dar conta do serviço dos que foram. Reduzia-se a hierarquia, reduzindo-se assim os funcionários.
Hoje Downsizing ainda é usado em muitas empresas, o funcionário tem que ser “multifuncional”, afinal, se você pode contratar uma secretária que limpa seu escritório, por que contratar uma secretária e uma faxineira?
Vemos muito disto no dia-a-dia, até mesmo quando você trabalha com um parceiro, este parceiro é mandado embora e você tem que fazer o serviço dele, recebendo apenas o seu salário? Revoltante, não?
Pois é, mas pense pelo lado do empregador...
O Downsizing pode incluir demissão de pessoal, ou até mesmo de departamentos inteiros.
Downsizing foi considerado um processo de reestruturação de longo prazo para tirar vantagem de uma nova tecnologia, de parceria com outras empresas e da minimização de custos. (Redução inteligente de custos.) Empresas com muitos níveis hierárquicos dificultam a comunicação e aumentam os ruídos, e é claro, geram custos. Diminuindo-se os níveis hierárquicos, melhora a comunicação, custos e a distância até o cliente.
Downsizing também, incentiva maior responsabilidade dos funcionários, pois o trabalho terá que funcionar com menos funcionários porém com maior responsabilidade, e é claro, se você não quiser ser uma “vítima” do Downsizing, terá que se qualificar cada vez mais.
Características marcantes
• Não ocorre de forma espontânea, é um processo que ocorre com intervenção prévia dos membros superiores;
• Usualmente envolve redução de pessoal, mas podem ser utilizados outras alternativas.
• Pode ser utilizado como forma preventiva, durante ou depois de um declínio estrutural.
Objetivos
Em exemplos de objetivos, podemos encontrar:
• Reduzir custos
• Aumentar flexibilidade e adaptabilidade da organização
• Agilidade