DSLR x Video
RTVI
DENIS DIAS DE SOUZA
217244
DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS AUDIOVISUAIS
7º Semestre
RELATÓRIO DSLR X CÂMERA DE VÍDEO
SÃO BERNARDO DO CAMPO
MARÇO/2015
Câmeras DSLR
As famosas câmeras DSLRs (Digital Single Lens Reflex) conhecidas por suas fotografias de ótima qualidade estão sendo muito utilizadas por profissionais do meio cinematográfico e produtores audiovisuais. O custo x benefício é um dos principais motivos desses profissionais preferirem essas câmeras.
Existem outras vantagens, como maiores valores de ISO que permitem ampla sensibilidade podendo captar mais ou menos luz, sem deixar muito ruído à imagem. Com sensores que podem ultrapassar os 50 megapixels, essas câmeras podem proporcionar melhores imagens, com mais riqueza de detalhes. Outro ponto positivo é que desde os modelos básicos até os mais robustos existe a opção de gravação em alta resolução, Full HD 1080p (1920 x 1080 pixels) o que já é suficiente, pois boa parte, dos produtos audiovisuais é distribuída por canais de TV e outros meios, com resolução de HD 720p (1.280 x 720 pixels).
As lentes, apesar dos elevados preços são requisitos interessantes nas câmeras DSLRs. Elas são intercambiáveis, é possível usar diversos tipos de lentes com diferentes tipos de distâncias focais, as mais recentes possuem motor de foco e estabilizador de imagem. Essa combinação lente/sensor grande permite obter maiores profundidades de campo deixando a distancia nítida maior. Alguns cineastas até preferem usar as DSLRs por causa dos efeitos que elas oferecem, por um custo bem menor do que se usassem uma Camcorder.
Os cartões de memórias para as DSLRs estão com cada vez mais capacidade de armazenamento, alguns chegam a armazenar 256GB, o que significa mais de 24 horas de filmagem. Por serem baseados em memória Flash transferem arquivos muito mais rápido também para o PCs ou Notebooks.
Há alguns problemas também para quem deseja gravar com esse tipo de câmera. Os