Imagens Do Trabalho De Artes 1 Bimestre
A fotografia digital é um dos maiores avanços tecnológicos do final do século XX, mas essa evolução na verdade aconteceu aos poucos, ao longo dos anos. O primeiro passo foi dado quando Frenchman Nicéphore Niépce produziu a primeira imagem fotográfica fixa em 1826. Um tempo depois, com a invenção do telégrafo elétrico, alguns inventores passaram a realizar testes com o envio de imagens por meio de pontos e traços.
Com a evolução de peça por peça, nasceu o que conhecemos hoje como a fotografia digital. Desde a transmissão de fotografias por meio de dados que uniam pontos para formar imagens até smartphones que publicam imagens instantaneamente, diversos aparelhos foram produzidos e alguns deles fizeram história.
Nesse artigo, reunimos uma série de equipamentos que ajudaram a moldar a forma como fazemos fotografias hoje. Confira abaixo as câmeras digitais mais importantes da história (até agora).
1. Protótipo de câmera digital da Kodak - 1975
A primeira câmera da lista foi produzida a partir de um conceito de Steven Sasson engenheiro da Kodak. Aos 25 anos ele recebeu a tarefa de criar um“dispositivo de carga acoplada” ou um CCD, em sigla inglesa.
Ele decidiu que o melhor a fazer era criar uma câmera sem partes móveis. Após um ano de trabalho, o dispositivo estava criado. Longe da portabilidade que temos hoje, em que máquinas fotografias digitais podem pesar pouquíssimas gramas, o aparelho pesava nada menos do que 8 kg.
Ela foi construída com um sensor de 100 x 100 pixels. Para que você tenha uma referencia, uma câmera VGA, que é atualmente o menor sensor que se pode encontrar no mercado, (geralmente utilizado em câmeras frontais de smartphones não tão avançados) conta com um sensor de 640 x 480 pixels, com resolução muito inferior a 1 MP.
Esse equipamento fez, oficialmente, a primeira imagem digital da história. Ela foi capturada em preto e branco, em dezembro de 1975.
2. Fujix Fuji DS-1P – 1988
Na