Trabalho de Quimica
Felipe Feitosa Martins - Supletivo do Ensino Médio
Trabalho para a disciplina de Química.
Brasilândia, Distrito Federal.
2015
Sumário pIntrodução 3
Ligação química 4
Ligações Iônicas ou Eletrovalentes 4
Características dos compostos iônicos 6
Ligações Covalentes ou Moleculares 6
Características dos compostos moleculares 6
Ligações covalentes coordenadas 6
Ligação metálica 7
Tabela Periódica 8
Estrutura da tabela periódica 8
Legenda da tabela 8
Classificações dos elementos da tabela periódica 9
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
O objetivo desse trabalho é que possamos aprender sobre as ligações químicas e sua importância. Vamos falar sobre as ligações iônicas e as ligações covalentes. Também vamos abordar a estrutura da tabela periódica e suas classificações dos elementos.
Ligação química
Ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou no caso de ligações iônicas ou metálicas aglomerados atômicos organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na Natureza existem aproximadamente uma centena de elementos químicos. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substâncias químicas.
As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que mantém-se unidos via a denominada ligação iônica. Como exemplo tem-se o cloreto de sódio (NaCl). Compostos iônicos conduzem eletricidade no estado líquido ou dissolvidos, mas não quando sólidos. Eles normalmente têm um alto ponto de fusão e alto ponto de ebulição. Uma analogia seria comparar os elementos químicos ao alfabeto que, uma vez organizado seguindo uma dada regra ou ordem, leva as letras a formarem palavras imbuídas de significado distinto e bem mais amplo daquele disponível quando separadas. Os átomos, comparando, seriam as letras, e as moléculas ou aglomerados organizados seriam