TRABALHO 3 Protecao de Sistemas Eletricos
2º Semestre 2014 – PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA
PROTEÇÕES DE SISTEMAS ELÉTRICOS
Relé
Relé é um sistema de proteção que é uma espécie de interruptor, funciona trabalhando em conjunto aos disjuntores no auxílio à proteção. A movimentação física deste interruptor ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo magnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela mudança do estado dos contatos.
O relé é um dispositivo eletromecânico ou não, com inúmeras aplicações possíveis em comutação de contatos elétricos, servindo para ligar ou desligar dispositivos. É normal o relé estar ligado a dois circuitos elétricos. No caso do Relé eletromecânico, a comutação é realizada alimentando-se a bobina do mesmo. Quando uma corrente originada no primeiro circuito passa pela bobina, um campo eletromagnético é gerado, acionando o relé e possibilitando o funcionamento do segundo circuito. Sendo assim, uma das aplicabilidades do relé é utilizar-se de baixas correntes para o comando no primeiro circuito, protegendo o operador das possíveis altas correntes que irão circular no segundo circuito (contatos).
O primeiro criado é o eletromecânico, composto por partes fixas e móveis, funcionando com base no princípio de conversão de energia elétrica em mecânica. Com o desenvolvimento dos componentes semicondutores e de estudos das suas aplicabilidades, foram criadas versões mais rápidas, conhecido como relés estáticos. Com a crescente evolução de microprocessadores os relés de proteção sofreram uma grande evolução, tanto nos aspectos construtivos quanto na concepção de funcionamento, criando-se os relés digitais.
Dos equipamentos de proteção utilizados nas subestações (como relés de sobrecorrente, relés direcionais de distância, relés de sobre e subtensão, relés de religamento e etc) os mais importantes na distribuição são o relé de sobrecorrente e o relé de religamento.
Subtensão
Opera baseado na medição das