Doutorado
Considerando o fato das grandes dificuldades frequentemente encontradas em obras de construção civil como, por exemplo, o tempo de construção de determinadas edificações, o desperdício de materiais, o custo elevado de mão-de-obra e a falta de profissionais cada vez mais capacitados para o mercado, procura-se, portanto alternativas que possam minimizar tais problemas, de modo a facilitar a execução de um projeto, de maneira mais eficiente possível.
Nessa perspectiva, várias inovações tecnológicas vêm surgindo e vão sendo cada vez mais aperfeiçoadas, proporcionando grandes avanços no ramo da engenharia civil, como também em diversas outras áreas. A impressora 3D é o exemplo de um futuro que esta cada vez mais presente em nossa sociedade, se tornando alvo de estudos e melhorias capazes de gerar inúmeros benefícios.
A impressão 3D (ou estereolitografia), criada por volta de 1986, tem por objetivo a construção de um objeto, previamente projetado. Um modelo tridimensional é elaborado e a impressora então passa a “imprimir” o projeto através de várias camadas de modelagem, dando origem então ao objeto desejado.
Como principal propósito desta pesquisa, buscou-se apresentar a utilização desta tecnologia no ramo da engenharia civil, objetivando a solução para várias abordagens citadas anteriormente. Mais especificamente tentar esclarecer, por exemplo, o projeto desenvolvido pelo professor Behrokh Khoshnevis, da Universidade da Califórnia do Sul, denominado de Contour Crafting, que seria uma melhoria do projeto de impressão em 3D, com o intuito específico da construção de uma casa. Um método que tem sido aperfeiçoado ultimamente e desenvolvido para este fim específico.
Com as grandes revoluções ocorrendo em torno dessa tecnologia, construir coisas maiores e de maior complexidade tem se tornado cada vez mais comum. E erguer uma casa através de uma impressora 3D já se mostra uma realidade cada vez mais próxima de acontecer. Desse modo, pretende-se mostrar os