Doutor
Autores¹ ¹EAD–Instituto Federal do Rio Grande do Norte brasil@ifrn.edu.br- norte@ifrn.edu.br |
Artigo submetido em dezembro/2012 e aceito em maio/2013 |
RESUMO
Fazer resumo
| PALAVRAS-CHAVE: no máximo 5 palavras. |
TITULO EM INGLES
Digitar o texto em ingles.
| KEY-WORDS: máximo de 5. |
INTRODUÇÃO
É possível identificar na fala dos entrevistados traços fonético-fonológicos distintos que caracterizam a fala de ambos. No caso, um brasileiro e um irlandês.
A fonética visa ao estudo dos sons da fala do ponto de vista articulatório, verificando como os sons são articulados ou produzidos pelo aparelho fonador, ou do ponto de vista acústico, onde analisa as propriedades físicas da produção e propagação dos sons ou do ponto de vista auditivo; parte que cuida da percepção do som.
A fonologia baseia toda a sua análise na função de comunicação da linguagem, onde abre um imenso campo de verificação a esta ideia. Estuda os sons da língua com os métodos da linguística e a partir da função que desempenha numa determinada língua.
Tanto a fonética quanto a fonologia estudam o significante, mas a fonologia estuda-o em referência com o significado. A fonética é o domínio da fala, enquanto a fonologia é o domínio da língua. DESENVOLVIMENTO E DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS: A questão ambiental, mais do que nunca, requer uma abordagem interdisciplinar (conteúdo e método) contribuindo para uma maior compreensão e explicação dos problemas que a compõe visto que . Existem muitos desafios a serem enfrentados com relação a mudanças de atitudes na interação da sociedade em geral com o meio ambiente. Dessa forma é importante que esse tema seja trabalhado nas escolas a partir do desenvolvimento de uma proposta que envolva os professores das diversas áreas do conhecimento para que aja uma maior conscientização dos educandos por