Doutor
Autora: Margarete Oliveira Santos de Sá, adaptada por Fabiana Arruda Monteiro
"(...) quando aparecer uma controvérsia, já não haverá necessidade de uma disputa entre dois filósofos mais do que a que há entre dois calculistas. Bastará, com efeito, tomar a pena na mão, sentar-se à mesa (ad abacus) e (ao convite de um amigo, se deseja), dizer um ao outro: Calculemos!" (Leibnitz)
Olá, Em nossa primeira aula de Introdução à Computação I, vamos conhecer a história da computação, do Hardware e do Software. Essa aula é importante para compreendermos a rápida evolução que a tecnologia da computação atravessou nas últimas décadas.
EVOLUÇÃO DO HARDWARE E DO SOFTWARE
O computador é constituído de diversos componentes físicos, desde os menores, como os componentes eletrônicos, circuitos integrados, a outros maiores, como memórias, processadores, gabinetes, disco rígido, e outros. Em conjunto, esses componentes formam a parte conhecida como hardware. No entanto, o hardware não possui qualquer atividade própria. Ele requer, seja qual for a parte do hardware, uma instrução ou comando para realizar uma específica atividade, por menor ou mais simples que seja. Essas instruções ou comandos foram denominados software, o que atualmente conhecemos como programas de computador. A cada dia, os computadores tornam-se cada vez mais modernos, é possível encontrar computadores que cabem na palma da mão; no entanto, nem sempre foi assim. Os primeiros computadores ocupavam salas inteiras, diferentemente dos computadores atuais e não havia um software que estabelecesse uma interface com o usuário e que fosse capaz de facilitar o uso do computador, mas é preciso saber que, para que o uso dos computadores pudesse chegar ao lugar em que chegou, um longo caminho foi traçado e a evolução do hardware e do software passou por várias gerações. Nesta aula, iniciaremos com as duas primeiras gerações.
GERAÇÃO ZERO (COMPUTADORES MECÂNICO)
Segundo