doutor
1. CARACTERÍSTICAS
O transporte aéreo é um modal ágil e recomendado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes.
É competitivo para produtos eletrônicos, como por exemplo, computadores, softwares, telefones celulares, etc., e que precisam de um transporte rápido em função do seu valor, bem como de sua sensibilidade a desvalorizações tecnológicas (Keedi e Mendonça, 2000).
É mais adequado para viagens de longas distâncias e intercontinentais.
O transporte aéreo brasileiro conta com um total de 67 aeroportos operados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero, que realizam vôos comerciais regulares, nacionais e internacionais, totalizando 128 milhões de passageiros transportados em 2009.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT (2010), o modal aéreo participa da matriz de transporte de carga com 0,4% do total, com a operação de 32 aeroportos que possuem terminais de processamento de cargas aéreas. Em 2009, o setor transportou aproximadamente 1,1 milhão de toneladas de carga aérea em vôos nacionais e internacionais.
2. TIPOS DE NAVEGAÇÃO AÉREA
O transporte aéreo é o único dentro de sua característica, sua atividade, devido à velocidade, envolve com facilidade e rapidez vários países. Pode ser dividido como segue:
•Internacional – transporte envolvendo aeroportos de diferentes países, isto é, aquele que representa operações de comércio exterior.
•Nacional – denominado de transporte doméstico ou de cabotagem, embora este termo não seja muito utilizado, que faz a ligação entre aeroportos de um mesmo país.
Embora diferentes nos seus conceitos, as duas assemelham-se quanto à segurança e operacionalidade. Seguem os mesmos princípios, tanto para as cargas domésticas, quanto às cargas internacionais, e são baseados em normas da IATA (international Air Transport association) e em acordos e convenções internacionais.
3. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MODAL AÉREO
3.1.