doutor
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
CONVERSOR CC-CC BUCK
EXPERIÊNCIA 05
Relatório solicitado pela disciplina de Eletrônica de Potência do curso de Engenharia Elétrica, ênfase Eletrotécnica, com orientação do Professor , como nota parcial para aprovação.
CURITIBA
2014
LISTA DE FIGURAS
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 RETIFICADOR DE ONDA COMPLETA COM FILTRO CAPACITIVO
De acordo com o Professor Gilvan Antonio Garcia em seu pdf disponível online o retificador é um circuito com diodos que converte a tensão alternada um tensão contínua. Embora contínua, a tensão produzida pelo retificador de meia onda ou onda completa ainda tem um nível elevado de ondulação (Ripple), que pode ser minimizado pela ação de um filtro capacitivo colocado e paralelo com a carga, estabilizando a tensão. A eliminação da ondulação somente é possível com o uso de reguladores de tensão , porém para um grande número de aplicações, a ação do capacitor já é satisfatória. As figuras a seguir mostram os retificadores de meia onda e onda completa e suas respectivas formas de onda da tensão de saída.
Figura - Formas de onda - retificadores com filtro capacitivo
FILTRO CAPACITIVO
No primeiro semiciclo do sinal retificado o capacitor e a carga estão submetidos à mesma tensão, carregando o capacitor. Quando a tensão no secundário do transformador começa a diminuir, devido a taxa de variação da tensão senoidal ser maior que a taxa de variação da tensão nos terminais do capacitor, o diodo ficará inversamente polarizado, desligando momentaneamente o transformador do restante do circuito.
Neste momento começa o processo de descarga mais lenta do capacitor devido a constante de tempo .O resultado da ação do capacitor é verificado com a minimização da ondulação e consequente elevação do valor médio da tensão que é fornecida