Doutor
O PAPEL DOS COPOM REGIONAIS NA INTERAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR COM A MÍDIA E A COMUNIDADE POR MEIO DAS REDES SOCIAIS:
ESTUDO DE CASO DO COPOM REGIONAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)
SÃO PAULO
2011
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO
03
2 OBJETIVOS
04
2.1 Objetivos Gerais
04
2.2 Objetivos Específicos
04
3 PROBLEMÁTICA
05
4 JUSTIFICATIVA
05
5 HIPÓTESES
07
6 METODOLOGIA
08
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS INICIAIS
08
1 APRESENTAÇÃO
O Governo de São Paulo projeta colocar o Estado na rota das regiões emergentes mais dinâmicas do mundo. Entre as diretrizes que estão norteando o processo de elaboração do Plano Plurianual de Governo 2012-2015 está a criação de valor público por intermédio da excelência da gestão, fundada na transparência e publicidade das ações governamentais em seus mais diferentes níveis¹.
A seu turno, a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) desempenha o importante papel de preservar a ordem pública, devendo basear sua política institucional em princípios expressos, entre os quais o da boa gestão, a integração com a sociedade e o fomento à pesquisa e inovação.
Dentro do Planejamento Estratégico, o fortalecimento da imagem depende de se conversar mais com a sociedade (Objetivo nº 3, Estratégia nº 1 – Perspectiva Sociedade), resultado direto da interação entre o policial e a comunidade por meio da filosofia de Polícia Comunitária, cuja principal característica é a participação da sociedade no processo de formação das ideias e na solução dos problemas ligados à segurança pública.
Enquanto estratégia, a Polícia Comunitária direciona a organização no sentido de criar condições para uma aproximação plena com a comunidade, obtendo respaldo, cooperação, parceria e informações. Conforme consta do Planejamento Estratégico vigente, a Polícia Militar, na condição de organização pública bem sucedida, deve estar sempre pronta