Doutor
Como documentar a Arquitetura de Software por Flávio Secchieri Mariotti
Introdução
No ciclo de vida do desenvolvimento de software podemos encontrar diversas etapas e todas com seus propósitos muito bem definidos, porém, uma que podemos dizer com segurança ser de extrema importância é a arquitetura do software.
Quando falamos em arquitetura logo nos vem alguns padrões como Zechman framework, TOGAF, DODAF e etc. Esses padrões existem para auxiliar e facilitar a arquitetura corporativa no intuito de prover uma abordagem ao design, planejamento, implementação e governança de uma arquitetura de informação corporativa.
Mas hoje em dia, com o conceito de agilidade sendo um dos principais diferenciais no desenvolvimento de software, como implementar uma arquitetura robusta com uma documentação simples e eficiente? Na tentativa de responder a essa pergunta, esse artigo irá apresentar uma forma simples e eficiente para documentar a arquitetura dos seus sistemas.
O que é Arquitetura de Software?
A arquitetura de software é uma descrição do sistema que auxilia na compreensão de como o sistema irá se comportar.
Arquitetura é um meio de se obter uma análise antecipada para garantir que a abordagem de design apresentada, produzirá um sistema que alcance os requisitos exigidos pelo cliente, tais como: desempenho, segurança, disponibilidade, integridade, flexibilidade e etc. Portanto, uma arquitetura de software consiste na definição de suas camadas, que podem envolver entidades como: componentes de software, aplicativos externos, sistemas legados e propriedades externas.
Por que devo documentar a arquitetura do sistema?
Segundo Steuart Henderson Britt, "Fazer negócios sem publicidade ou projetar uma arquitetura sem documentar, é como piscar para uma garota no escuro. Você sabe que está fazendo, mas ninguém mais sabe."
Acho essa frase engraçada, porém demonstra a verdadeira necessidade de uma documentação. Por mais perfeita e adequada que