Trabalho
Um resistor pode ser definido como sendo um dispositivo eletrônico que tem duas funções básicas: ou transforma energia elétrica em energia térmica (efeito joule), ou limita a quantidade de corrente elétrica em um circuito, oferecendo resistência à passagem de elétrons.
Os resistores são fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável. Quando os resistores apresentam resistência variável passam a ser chamados de potenciômetros ou reostatos.
Encontramos resistores mais comumente nos chuveiros elétricos, nos filamentos das lâmpadas incandescentes, em aparelhos eletrônicos, etc.
Basicamente os resistores são representados da seguinte maneira:
Resistor
São peças utilizadas em circuitos elétricos que tem como principal função converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, são usados como aquecedores ou como dissipadores de eletricidade.
Alguns exemplos de resistores utilizados no nosso cotidiano são: o filamento de uma lâmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro elétrico, os filamentos que são aquecidos em uma estufa, entre outros.
Em circuitos elétricos teóricos costuma-se considerar toda a resistência encontrada proveniente de resistores, ou seja, são consideradas as ligações entre eles como condutores ideais (que não apresentam resistência), e utilizam-se as representações:
Os resistores fazem parte do circuito elétrico e incorporados dentro de dispositivos microeletrônicos
Sendo o Século XXI o Século da Tecnologia, podemos ver a invenção dos Resistores como de grande relevância para um estudo profundo e prazeroso. Visto que todos os aparelhos e eletrodomésticos estão fundamentados basicamente no principio desses componentes físicos Na eletrônica atual muitos aparelhos são usados para facilitar a nossa vida, como por exemplo, os resistores. Às vezes nós nem percebemos,