Doutor
O investimento é o acréscimo de bens de capital que contribui para o aumento das possibilidades de produção , isto é , a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infra-estruturas). Os países destinam uma parte do seu capital ao investimento pois este , ao aumentar o capital técnico do país , a partir dos recursos disponíveis , faz aumentar as possibilidades de produção no futuro , contribuindo para o crescimento a longo prazo da economia . Nas economias onde o capital é maioritariamente privado , o investimento vem da iniciativa das empresas que decidem da oportunidade da formação de bens capitais . Mas a intervenção do Estado na economia dos dias de hoje , faz com que maior parte dos investimentos sejam da sua responsabilidade , ou seja , sendo o maior investidor . Como o exemplo de grandes investimentos do Estados temos : auto-estradas , barragens , aeroportos e caminhos-de-ferro.
Ao analisar o investimento e o sua importância na economia de hoje , podemos distinguir três tipos de investimento : o investimento material , o investimento imaterial e o investimento financeiro.
O investimento material entende-se pela criação de novos bens de produção que irão permitir um aumento da produção dos mesmos . Este distingue-se do imaterial pelo facto de representar o investimento em bens de produção físicos. Como exemplos deste tipo de investimento temos : a aquisição de matérias-primas , a compra de máquinas , a construção de novas instalações etc.
O investimento imaterial define-se pelo conjunto das despesas, que apesar de não se tratarem de bens materiais, são considerados investimento uma vez que os seus efeitos se repercutem por vários anos. Ao falar deste tipo de investimento estamos a considerar as despesas com a melhoria das condições de trabalho , com a qualificação dos recursos humanos , com a investigação e desenvolvimento . Estes investimentos faram com