dossie da arte
DE OURINHOS
DOSSIÊ
Aluno: Thiago Augusto Albergoni
Disciplina: Historia da Arte
Prof: Brigida
Curso: Arquitetura e Urbanismo
1º Termo
Sala: A
Introdução Nesse trabalha vamos ver um pouco das características dos principais movimentos que aconteceram desde o começo da humanidade, até o movimento barroco. Tais características como modelos de pinturas, esculturas, religião e arquitetura.
A pré-história recebe esse nome por se tratar de um período anterior ao aparecimento da escrita. Desde muito tempo nós já contamos historias através da escrita, mas no período da pré-história sumérios (considerado a civilização mais antiga da humanidade) desenvolveram a escrita cuneiforme. Nesse período foi desenvolvido também a arte rupestre (com produção de cenas de caça) em paredes de cavernas. Depois desse período vamos para o período da mesopotâmia no qual as civilizações buscavam morar próximo a rios para ter sua sobrevivência garantida, mas não é só estar próximo a rios e sim saber dominar a melhor técnica de exploração.
Os rios Tigre, Eufrates e Nilo foram fundamentais para o desenvolvimento dos povos da Mesopotâmia e do Egito. O barro encontrado no território onde os mesopotâmios se localizavam foi a principal material para as grandes construções da época, como os zigurates por exemplo, o barro era também usado para fazer cerâmica, esculturas e tábuas para a escrita .
A função dos zigurates era religiosa e muito importante, pois os antigos mesopotâmicos acreditavam que os zigurates serviam de morada para os deuses. Através destas construções, acreditavam que os deuses estariam mais perto da sociedade. Mas somente os sacerdotes poderiam acessar as partes internas do zigurate. Assim como a Mesopotâmia Egito Antigo estavam muito relacionadas com a vida religiosa. A maioria das estátuas, pinturas,