Dosemetria
A portaria 453/98 da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) é um dos documentos mais importantes em se tratando de radioproteção em radiodiagnóstico. Ela pode ser acessada diretamente no site da agencia.
Dosimetria
Detectores de radiação: Detector de radiação é um dispositivo que colocado em um meio onde exista um campo de radiação, seja capaz de detectar sua presença. Existem diversos processos pelos quais diversos tipos de radiações podem interagir com o material utilizado para medir ou indicar características dessas radiações. Entre esses processos o que são mais utilizados é os que envolvem a geração de cargas elétricas, a geração de luz, a sensibilização de películas fotográficas, a geração de calor e a alteração de dinâmica de alguns produtos químicos.
Normalmente um detector de radiação é constituído de um elemento ou material sensível à radiação e um sistema que transforma esses efeitos em um valor relacionado a uma grandeza de medição dessa radiação.
Eficiência de um detector: Esta associada normalmente ao tipo e a energia da radiação e é basicamente a capacidade do detector de registra-la (Um detector pode ser considerado um transdutor, pois transforma um tipo de informação em outro, que pode ser um sinal elétrico, luz etc.).
Fatores que definem a escolha de detectores
Tipo de radiação: Como as radiações interagem de formas diferentes com a matéria, dependendo do seu tipo a escolha do detector de radiação depende do tipo que se quer medir. Em geral um tipo de detector é eficiente