Doseamento D Amoniaco
Curso: Farmácia e Controle de Qualidade de Medicamentos
Disciplina: Química Analítica
Tema:
Doseamento do amoníaco nos sais de amónio
Introdução
O interesse comercial nos sais de amónio é muito grande devido à sua utilização como fertilizantes, suplementação alimentar para o gado, produção de champus para cabelos, em meios nutritivos para levedo, estamparia para estamparia de objectos têxteis, produção de produtos de limpeza e para indústria farmacêutica para produção de medicamentos. Alguns sais de amónio são usados na medicina para diagnosticar acidose renal tubular distal, além do uso de no fabrico de doces e produção de vódicas.
Sendo assim, é de grande importância a dosagem do amoníaco presente no sal. Essa dosagem é feita através da volumetria de neutralização e titulação por retorno.
A titulação por retorno é um processo no qual o excesso estequiométrico de uma solução padrão é usado para reagir completamente com o analito. Depois de reagir, todo o excesso da solução padrão é titulada com outa solução padrão. Ao saber a quantidade que não foi consumida pelo analito, sabe-se a quantidade que foi usada e dessa forma faz-se os cálculos.
Na dosagem de amoníaco no cloreto de amónio, o padrão em excesso utilizado para reagir com amoníaco é o NaOH que depois é titulado com HCl.
Este tipo de titulação é uma opção analítica importante e frequentemente utilizada quando a velocidade da reacção química entre o analito e a solução titulante é lenta ou, quando a estabilidade da solução titulante é baixa.
Objectivos
Este trabalho tem como objectivo determinar o teor de amoníaco em um sal de amónio (NH4Cl) usando o método de titulação por retorno ou seja, usando a volumetria de neutralização.
Reagentes necessários
Cloreto de amónio, NH4Cl;
HCl;
NaOH;
Solução de metil Orange;
Agua destilada;
Materias necessários
Espátula;
Pinça metálica;
Copos de baquer de 250ml – 500ml;
Vareta;
Funil de transferência;
Suporte universal;