RESENHA GEST O PARTICIPATIVA
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – GESTÃO PARTICIPATIVA
PROFESSORA: RAFAELA VASCONCELOS FREITAS
30 MAI. 2015
Valéria Cristina Ferreira
BELLONI, Isaura. Avaliação Institucional: um instrumento de democratização da educação. In: Linhas Críticas – Revista da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, v. 5, n. 9, jul./dez. 1999 (PDF).
A autora comtempla em seu texto uma discursão acerca dos instrumentos que levam a avaliação institucional a se concretizar e de como a educação, democracia, política e economia estão amplamente relacionadas, uma vez que a educação é um instrumento de transformação social na vida do sujeito.
A questão social reflete na vida escolar do sujeito, pois muitas vezes ele é obrigado a deixar a escola para trabalhar e ajudar nas despesas em casa. Para tanto há alguns anos foi criado programas como a Bolsa Escola que consiste em uma ajuda financeira que a família recebe por manter o filho matriculado e regularmente na escola. Porém é preciso muito mais do que só manter o aluno na escola, é preciso boas condições de estudo e boas condições de trabalho para o professor, assim como bons salários, proporcionando desta forma, competência, compromisso e motivação de ambas as partes.
Pode-se definir avaliação por “um processo sistemático de busca de subsídios para melhoria e aperfeiçoamento da qualidade da instituição.” (BELLONI, 1999, p. 39).
A avaliação pode ser institucional ou educacional, mas destaca-se aqui a avaliação institucional feita por alunos, que podem avaliar desta fora a escola o desempenho dos professores, demais funcionários e dependências da instituição. Sendo ela de grande importância para o crescimento do profissional e da instituição.
FREITAS, Kátia Siqueira de. Uma inter-relação: Políticas Públicas, gestão democrático-participativa, na escola pública e formação da