Atribuições de um gestor escolar
Atribuições de um Gestor Escolar
A escola é por definição um local de aprendizagem e por isso todos os seus espaços devem estar ocupados e voltados para este objetivo. E para que este seja alcançado, o ambiente deve ser acolhedor para todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem e o gestor ou gestora é o(a) responsável pela criação e manutenção desse ambiente, cuidando para que o projeto pedagógico da escola seja cumprido. Deve estar sempre atento(a) as relações interpessoais que se estabelecem na escola e o que é transmitido implicitamente ou explicitamente a toda a equipe. Toda a comunidade escolar deve estar envolvida e seu desafio é coordenar diferentes equipes, espaços, parcerias e recursos que promovam o aprendizado dos alunos(as).
Em toda gestão há questões administrativas e burocráticas, mas estas constituem apenas meios para se chegar e concretizar as propostas pedagógicas. Penso que o olhar do gestor(a) escolar deva estar voltado para a organização do espaço escolar para além de apenas salas de aula, equipe pedagógica mobilizada e focada na realização do projeto político pedagógico definido por toda a comunidade escolar e a interação e envolvimento dos pais de alunos(as) e comunidade em geral. O gestor(a) na escola pública deve lidar com recursos disponibilizados pelo governo, o que não é tarefa fácil, mas deve, também, ter iniciativa de buscar recursos e envolver a comunidade na construção de uma escola democrática, participativa e comprometida com uma educação de qualidade voltada para as necessidades da comunidade atendida. Se a comunidade não se sentir parte deste processo, com certeza não irá contribuir ou colaborar para que a escola seja um local de referência, de aprendizado e socialização.
Administrar diferentes cabeças pensantes é realmente um grande desafio, mas pode se transformar em muitas ideias e projetos que irão enriquecer e complementar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem de todas e todos os