Atribuições do gestor escolar
Libâneo aponta como tarefa dos gestores:
Coordenar a elaboração e a implantação do projeto político pedagógico, através dos planos de ensino, realizado com a participação dos membros da equipe, para nortear as práticas pedagógico-educativas, articulando o currículo com as diretrizes da secretaria.
Propor ações que visem à melhoria do funcionamento da escola, em relação à qualidade dos serviços prestados.
Ter liderança democrática e capacidade de mediação. Para dirigir uma escola, o gestor precisa saber ouvir, dividir responsabilidades e ser capaz de mediar conflitos.
Implantar estratégias gerenciais que favoreçam a prevenção de problemas na escola.
Desenvolver ações educativas pertinentes a cada segmento de ensino, visando ampliar conhecimentos, aprimorar habilidades, de modo que todos possam participar em condições mínimas de igualdade nas tomadas de decisões.
Acompanhar a frequência e avaliação contínua do rendimento dos alunos, através dos registros nos diários de classe, analisando e adotando medidas para melhoria da aprendizagem.
Estimular e apoiar os projetos pedagógicos experimentais da escola.
Assegurar uma ambiente escolar adequado as condições favoráveis para educação.
Deve ter disciplina para superar os desafios que são encontrados nas funções de sua responsabilidade, como também, ter transparência e expressar confiança quanto a capacidade e eficiência da escola.
Promover o envolvimento da comunidade escolar, fazendo uso da liderança e dos meios de comunicação disponíveis, propício a melhoria das relações interpessoais. O trabalho coletivo leva a formular expectativas