Atividade formativa Libras
CURSO DE PEDAGOGIA
Acadêmico:
SILVIA
Módulo:
Disciplina:
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, SUPERVISÃO, COORDENAÇÃO
1. OBJETIVO
Desempenhar múltiplas funções e atender às demandas diversas que dependem de sua ação gerencial pode ser considerado o resumo das atribuições do Gestor Escolar. No entanto, esta gestão é subdividida hoje entre o gestor, o supervisor e o coordenador objetivando-se resultados mais eficazes e contínuos.
O objetivo desta atividade é relacionar detalhadamente quais são estas atribuições e que resultados diferenciados podem ser esperados, até mesmo no aprendizado dos alunos, de uma boa gestão escolar.
2. DESENVOLVIMENTO
O Gestor Escolar tem a função de gerir, supervisionar, e coordenar todo o funcionamento escolar, através de suas competências e habilidades sugeridas para a função, que lhe permitirão exercer forte liderança para atender às demandas diversas que exigem medidas que levarão à construção de uma escola efetiva, com base em uma cultura de sucesso, gerada e gerenciada no interior da própria escola, alinhada às normas do Sistema de Ensino vigente e aos princípios de uma gestão democrática e participativa.
As principais atribuições do Gestor Escolar podem ser resumidas nos seguintes tópicos, conforme a área que será atingida: efetividade do processo de ensino e aprendizagem; clima escolar; envolvimento dos pais e da comunidade; desenvolvimento do patrimônio humano; gestão participativa de processos; instalação e materiais. No entanto, toda esta gestão, para justamente ser democrática e atingir um desejado nível de sucesso, deverá ser coordenada e dividida entre o Gestor escolar propriamente dito – Diretor, o Supervisor e o Coordenador Pedagógico.
É do diretor da escola a responsabilidade máxima quanto à consecução eficaz da política educacional do sistema e desenvolvimento pleno dos objetivos educacionais, organizando, dinamizando e coordenando todos os esforços nesse