Educacao fisica
Esta revisão do CBC é fruto da avaliação contínua do seu processo de implantação e levou em consideração:
• As avaliações realizadas pelos professores e professoras das Escolas-Referência, em maio de 2005;
• As ponderações apresentadas pelos professores nos dois encontros de representantes de área;
• As análises efetuadas pelas consultoras durante o processo de elaboração das Orientações Pedagógicas (OP´s) e dos Relatórios de atividades (RA´s);
• A viabilidade da proposta, tendo em vista as condições atuais das escolas e as projetadas no PDPI.
Os dados apontaram para a necessidade de reorganização dos tópicos do CBC. Muitos foram aglutinados, outros criados e alguns eliminados. Em relação às habilidades, várias foram remanejadas de acordo com sua pertinência no tópico e no nível de ensino.
.Dentre as principais alterações destacamos:
• A capoeira deixa de ser um conteúdo complementar, tornando-se conhecimento pertinente ao CBC; • O lazer, entendido nesta proposta como uma das finalidades da Educação Física, dimensão fundamental da formação humana, passa a ser considerado em todos os eixos temáticos. Assim como os estudos sobre o corpo, o lazer perpassa todo o conhecimento da Educação Física.
A Educação Física, no âmbito escolar, vem mudando, ao longo do tempo, de acordo com os princípios éticos da sociedade e os projetos político-pedagógicos construídos em cada época. Assim, o que hoje estamos chamando de Educação Física passa, necessariamente, pela reflexão sobre o seu processo de constituição como componente curricular na história da escola moderna.
EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA
Inicialmente denominada Gymnastica, sua inserção como componente curricular foi motivada por um conjunto de fatores condicionados pela emergência de uma nova ordem social na Europa dos séculos XVIII e XIX, fundamentada, especialmente, nos conhecimentos da Medicina e na necessidade de constituição do Estado Nacional. O ideário de civilidade exigia