Dosagem pelo método de biureto
CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO ANIMAL
BIOQUÍMICA
Doseamento das proteínas pelo método do bioreto
(Relatório)
#2439 – David Quintino
#2466 – Filipe Sampaio
#2587 – André Chucha
Resumo
Este trabalho teve como objectivo a determinação da quantidade de proteína numa amostra. Para tal foi utilizada a espectroscopia de absorção molecular, mais concretamente o método do Biureto. Esta reacção ocorre com todos os compostos que contenham duas ou mais ligações peptídicas, formando-se um complexo azul púrpura.
A concentração da proteína na amostra foi calculada a partir de uma curva de calibração feita usando uma solução proteica padrão, a solução de albumina de soro bovino (BSA) 2mg/mL.
A equação da recta de calibração é y = 0,0371x + 0,0159 e através dela e dos valores da absorvência para o tubo 6 e 7, podemos concluir que as suas concentrações são: 21,17 mg/mL e 8,277 mg/mL, respectivamente.
Em relação à Lei de Lambert – Beer podemos concluir que existem desvios, pois o coeficiente de correlação (r) = 0,9878, quando deveria ser 0,9999.
Introdução Teórica
Os métodos espectroscópicos baseiam-se na absorção e/ ou emissão de radiação electromagnética por muitas moléculas, quando os seus electrões se movimentam entre níveis energéticos. A espectrofotometria baseia-se na absorção da radiação nos comprimentos de onda entre o ultra violeta e o infra vermelho.
A chamada radiação luminosa corresponde a uma gama de comprimentos de onda que vai desde o ultra violeta ao infra vermelho no espectro da radiação electromagnética. O espectro do visível está contido essencialmente na zona entre 400 e 800 µm.
Um espectrofotómetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa solução. Usando um prisma o aparelho separa a luz em feixes com diferentes comprimentos de onda. Pode-se assim fazer passar