Dosagem de proteínas do leite pelo método do Biureto
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Relatório de Aula Prática de Bioquímica:
Prática 10 – Dosagem de proteínas do leite pelo método do Biureto
Andrine C.Souza 639
Gustavo R. Rios 640 Gabriella F. Monteiro 643
Kamilla I. C. Vieira 630
31 de Outubro de 2011
Florestal - MG
Introdução
Existem vários métodos para quantificação de proteínas, e sua escolha depende de alguns fatores como: natureza da proteína, presença de interferentes, rapidez, sensibilidade, eficiência, custos da operação, etc.
Espectrofotometria
Essa técnica segue o princípio de absorção da luz pela substância a ser quantificada. A absorção das radiações ultravioletas, visíveis e infravermelhas dependem das estruturas das moléculas, e é característica para cada substância química. Quando a luz atravessa uma substância, parte da energia é absorvida (absorbância): a energia radiante não pode produzir nenhum efeito sem ser absorvida. A cor das substâncias se deve a absorção (transmitância) de certos comprimentos de ondas da luz branca que incide sobre elas, deixando transmitir aos nossos olhos apenas aqueles comprimentos de ondas não absorvidos.
Lei de Lambert-Beer
A transmitância da solução de substancia que absorve a luz depende da natureza da substância, de sua concenttração e da espessura da solução atravessada pela luz. Assim : T= 10 –kcl, onde T é a transmitância, K é uma constante coeficiente de extinção molar, c é a concentração da substância e I a espessura da solução atravessada pela luz.
A absorvância de uma solução em um determinado comprimentode onda, é diretamente proporcional á concentração da substância.
Log T= -kcl
Equipamentos Espectrofotométricos
Para a determinação da absorvância ou transmitância de uma solução, são utilizados colorímetros ou espectrofotômetros. Os