Merlin – A Profecia
Aparentemente ele era um jovem comum, como tantos outros, e não apresentava nenhuma característica que demonstrasse seu poder, embora fosse muito inteligente, portador de uma beleza incomum e de uma cultura ímpar, além de ser super talentoso na arte da cura.
O protagonista experimentava na própria pele a discriminação por não saber quem é seu pai e também era obrigado a suportar o desdém materno. Mesmo assim era uma pessoa gentil e encantadora. Aliás, teria sido somente um jovem genial, não compreendido pelos outros, se não eclodissem aqui e ali indícios de que ele era realmente um ser dotado de magia. Merlin é vidente, adivinha o futuro, alguns de seus brinquedos são serpentes e ele é defendido pelo Sol divino.
A autora apresenta, aqui, os anos iniciais e o processo de educação do mago Merlin, a mais misteriosa e fascinante figura que emerge das lendárias histórias do ciclo arthuriano. Ele foi afetado pelas sombras, mas velado pelo Senhor da Luz. Myrddion Merlinus, conhecido também como a Semente de Demônio, teve que enfrentar as lutas mais difíceis da era em que viveu, determinando, assim, o rumo de soberanos e dos seus povos.
A autora pesquisou exaustivamente para compor esta visão da vida de Merlin, um garoto que é um instrumento da magia e simultaneamente está concentrado no desenvolvimento científico do período em que viveu e também de tempos mais distantes. Mas o leitor não deve se deixar enganar; este mago nunca se deixou dominar pelas normas e padrões do universo ao qual pertencia.
A narrativa é bem longa, porém transcorre em um ritmo