BIOQUIMICA 05
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
CURSO: BACHARELADO EM AGRONOMIA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
PROFESSORA: RENATA CHASTINET BRAGA
SEMESTRE: III
PRÁTICA 05:
QUANTIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS
ALUNA: IANNA MORGANA SOMBRA
AGOSTO DE 2014
LIMOEIRO DO NORTE – CE
1.0 – INTRODUÇÃO
As proteínas são os maiores constituintes de toda célula viva, e cada uma delas, de acordo com sua estrutura molecular, tem uma função biológica associada às atividades vitais. A palavra proteína deriva do grego proteios, que significa “ocupar o primeiro lugar”.
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas. Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas.
Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida. Entre as reações de caracterização mais utilizada encontra-se a Reação de biureto, essa ocorre devida às ligações peptídicas, dando positiva para proteínase peptídeos com três ou mais resíduos de aminoácidos. A reação é também positiva para as substâncias que contém 2 grupos carbamínicos (-CO-NH2) ligados diretamente ou através de um único átomo de carbono ou nitrogênio.
Apesar da sua complexidade estrutural, as proteínas podem ser hidrolisadas (quebradas) em seus constituintes aminoácidos por enzimas ou por meio de fervura com ácidos e álcalis sob certas condições.
2.0 - OBJETIVOS
Identificar proteínas de acordo com o processo de quantificação das soluções;
Identificar a concentração das proteínas.
3.0 – MATERIAL UTILIZADO
Solução de clara de ovo;
Leite;
Solução de amido;
Solução de glutamato;
Suco de frutas;
Amostras;
Solução de NaCl 0,15 mol/L;
Tubos de ensaio estante;
Béqueres;
Agitadores;
Espátula;
Balança;