Dosagem de ferro em minério
Objetivo:
Determinar o teor de ferro na esponja de aço analisada, calculando sua %.
Materiais e Reagentes:
Garra para bureta;
Bureta;
Suporte Universal;
Pipeta volumétrica de 20,00 ou 25,00 mL;
Becker de 50,00 e 100,00 mL;
Vidro de relógio;
Proveta de 50,00 mL;
Erlenmeyer de 250,00 mL;
Balão volumétrico de 250,00 mL;
Pêra;
Funil;
Água destilada;
HCL 1:1;
HCL 1 eq/L;
Solução de Zimmermann-Reinhardt;
Zinco metálico;
Procedimento Experimental:
1) Abertura da Amostra.
Pesou-se cerca de 0,53 g de minério em balança analítica, passando-se a amostra para um erlenmeyer de 500 mL dotado de funil. Juntou-se 100 mL de HCL diluído. Em seguida, aqueceu-se brandamente, o frasco ate a dissolução total de minério (resido incolor).
Lavou-se as paredes do frasco e o funil com água destilada. Filtrou-se a solução por papel quantitativo, passando-a para um balão volumétrico de 250 mL. Lavou-se o erlenmeyer e filtrou-se com HCL 1eq/L recebendo-se águas de lavagem no balão volumétrico. Retirou-se o funil, completou-se parcialmente o volume com HCL 1 eq/L deixou-se chegar a temperatura ambiente, assim, tomou-se a temperatura da solução e completou-se o volume ate o traço de referência.
2) Redução do Fe 3+ pelo Zn.
Transferiu-se 50,00 mL da solução obtida para um erlenmeyer. Adicionou-se cerca de 1,5 g de Zinco metálico em pó. Agitou-se a solução e aqueceu-se ate o inicio da ebulição. Resfriou-se o erlenmeyer a temperatura ambiente, cobrindo-o com vidro de relógio.
3) Titulação.
Adicionou-se 25 mL da solução de Zimmermann-Reinhardt e 25 mL de água destilada. Titulou-se com a solução padronizada de KMnO4 0,02 mol/L até que uma coloração rósea nítida se mantenha em solução. Calculou-se o teor de ferro no material analisado.
Resultados e Discussões:
Massa molar (Fe) = 55,84 g/mol.