ava3extensão

3204 palavras 13 páginas
Aula-tema 03: O ensino da leitura

A primeira etapa que insere o sujeito na leitura é a alfabetização. Muito já se falou sobre o processo de alfabetização e continuamos a nos dedicar aos estudos sobre o ensino inicial da leitura. Para melhor compreensão sobre qual alfabetização estamos tomando como premissa, precisamos delimitar o que entendemos por alfabetização.

Para Garton e Pratt (1991, p. 19 - 20), alfabetização é:

“[...] O domínio da linguagem falada e da leitura e da escrita [...]. Uma pessoa alfabetizada tem a capacidade de falar, ler e escrever com outra pessoa e a consecução da alfabetização implica aprender a falar, ler e escrever de forma competente”.
Note que alfabetização, para os autores citados, não é apenas o processo pelo qual as pessoas aprendem a ler e a escrever, mas envolve também a linguagem oral na aprendizagem de um sistema mais amplo, que é o sistema da língua escrita. Entendemos que essas linguagens – oral e escrita – são diferentes, mas ambas devem ser abarcadas se quisermos compreender e atuar na compreensão do processo que tem como finalidade formar leitores eficientes.

Segundo Solé (1998), precisamos, claro, ter acesso ao sistema de símbolos, conhecer e decifrar o código – como uma chave – para ter acesso ao texto. Mas esse é apenas um dos marcos do processo de alfabetização e não o único. Corremos o risco de, numa interpretação superficial e errônea, deduzir que ler é meramente decodificar. Para ler é preciso saber decodificar, mas apenas tal ação não configura o ensino da leitura e a formação do leitor. Apenas decodificar um texto não é garantia de que o sujeito o leia e compreenda.

Ao considerarmos a linguagem oral na compreensão do processo de alfabetização, compreendemos com mais clareza o que acontece com as crianças ao chegarem à escola e se depararem com a linguagem escrita: elas já trazem muitas ideias e hipóteses sobre o sistema de escrita e, inclusive, a relação que a linguagem escrita tem com a linguagem

Relacionados