Dosagem de acido fosfórico em coca-cola e alcalinidade da água
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA ANALÍTICA - QUI04765
EXPERIMENTO Nº 5
DOSAGEM DE ÁCIDO FOSFÓRICO NA COCA-COLA E
DETERMINAÇÃO DA ALCALINIDADE EM ÁGUA
BIANCA PÁDUA CHIABAI
EDUARDO SILVA DE PAULA
ERIKA HEMERLY
MARCELA MAUÁ
THAIS NUNES GUERRERO
VITÓRIA
2015
1. INTRODUÇÃO
O ácido fosfórico é utilizado em refrigerantes como acidulante. Segundo a OMS
(Organização Mundial de Saúde), os refrigerantes não podem conter mais que
0,06% desse ácido em suas formulações. Um dos métodos de dosagem do ácido fosfórico consiste em neutralizá-lo com uma solução de NaOH.
A determinação do ponto final da titulação é obtida pelo método direto: corresponde ao salto em potencial que se verifica com a adição de uma gota a mais de titulante. Conhecendo o pH do ponto de equivalência de uma dada reação, efetua-se a adição de titulante até o pH desejado.
O ácido fosfórico não é titulável como triprótico, pois a terceira constante de ionização é muito pequena, sendo assim, não há uma inflexão apreciável no terceiro PE.
A alcalinidade da água é representada pela presença dos íons hidróxido, carbonato e bicarbonato. A importância do conhecimento das concentrações deste íon fornece informações sobre as características corrosivas ou incrustantes da água analisada, medindo então a qualidade da água. Todos os íons causadores da alcalinidade têm características básicas, logo, reagem quimicamente com soluções ácidas, ocorrendo a reação de neutralização. Para determinação final da reação de neutralização iremos utilizar um indicador, na análise de alcalinidade utilizaremos dois indicadores, com pontos de viragem em função do pH diferente. A alcalinidade não se constitui em padrão de potabilidade, ficando
este
efeito
limitado
pelo
valor
do
pH.
2. OBJETIVOS
Determinar o teor de ácido fosfórico em amostras de Coca-Cola;
Determinar a alcalinidade da água;
Titular uma solução triprótica;
Analisar diferenças entre